Avançar para o conteúdo principal

em resposta a ricardo guedes

Slam, poesia, irreverência TRADUÇÃO Joana Rei

Ray Josua (Saul Williams), poeta e rapper, vive num bairro de fraca reputação de Washington D.C. Um dia é apanhado juntamente com o seu dealer, que acaba por ser abatido em plena rua pela polícia. Ray é detido por posse de cannabis e encerrado numa prisão federal, dividida em dois grupos irreconciliáveis. Atrás das grades, e com a improvisação lírica com batida rap como escudo, e o apoio de Lauren Bell (Sonja Sohn) – a professora que dá aulas de alfabetização –, mostrará uma nova e brilhante via de esperança para os que sentem a pressão das penas a que foram condenados.
O movimento Slam, próximo do hip-hop e do rap, floresce na atmosfera punk dos anos 80 de uma Chicago suburbana, coberta de nevoeiro e de reputação duvidosa. A poesia Slam situa-se na vontade férrea de acabar com a individualidade criativa do acto poético, para a partilhar e construir um diálogo enérgico e vital.
Um feito isolado serve de rampa de lançamento, o delírio de um rapaz com ar provocador, Jérôme Salla, que recita o seu poema “Give piss a chance”, – depois da morte de John Lennon – encurralado entre as cordas de um ringue, acompanhado de outro poeta, ambos com roupas de pugilista, improvisam e aquecem um público receptivo que faz de júri.
Está claro que a árvore cresce, e que desde São Paulo, Filadélfia, Nova Iorque, L.A., Londres, Paris, Praga, Roma, Frankfurt a Berlim, a cultura Slam se expande como um rastilho, dos pulmões dos slamers às consciências dos que escutam.
Talvez no carácter espontâneo do Slam, como movimento que se sustém a si próprio, esteja implícito o seu carácter combativo e se esclareça a ideia de que, mesmo em algo circular, existem pontos de fuga.
A sua onda expansiva congrega várias artes: poesia, música, cinema, pintura, dança, etc. Informação que não passou ao lado da faminta indústria publicitária que “flirta” descaradamente com a tendência burguesa de incluir o marginal no espaço estreito do chique. Muito poucos duvidam que, nas margens do Sena, “vendível/comprável” são adjectivos que “dão lucro”, e que a poesia Slam, fiel às metáforas de Ray Josua, é servida em doses de cavalo. A sua integração como fórmula que define um grande número de poetas e artistas, como os reunidos na compilação The Cuban Hip-Hop All Stars, Vol. 1. Various Artists, Ursula Rucker no ponto exacto entre Slam em estado puro e as bases rítmicas com que ilustra os seus poemas, Spearhead, Jungle Brothers, Omar, Jazzanova, Gilles Peterson, que além de um militante é um austero mecenas, Gil Scott-Heron, e muitos com o selo americano Parental Advisory Label, etc.

Outras vozes começam a fazer-se ouvir nesta pátria, os que participaram na primeira edição do festival Experimentaclub 03 (Poesia / Polipoesia), celebrado em La Casa Encendida, em Madrid, nos dias 4 e 5 de Outubro passado… Participaram jovens autores europeus: Jörg Piringer, Dídac P. Lagarriga e Anne-James Chatton, e nomes fortes do underground poético de Barcelona: Enric Casasses, Bartolomeu Ferrando e Jordi Teixidó.
O contacto directo com o público e uma busca devastadora entre a vanguarda e a tradição, para realçar o potencial do espaço enérgico e vital da poesia como ferramenta de expressão, foram os seus cartões de visita. Um convite ao mundo da palavra e um protesto estrondoso dirigido ao rompimento com a imagem inacessível, hermética, da poesia refugiada entre as elites e a arraia-miúda.

Antonia Ortega Urbano

Comentários

Mensagens populares deste blogue

log entry: fear and loathing in las vegas...

Relembrando "fear and loathing in las vegas", para quem nunca viu a casa recomenda a visualização da fita na sua totalidade... "Fear and Loathing in Las Vegas is a 1998 film adaptation of Hunter S. Thompson's 1971 novel Fear and Loathing in Las Vegas: A Savage Journey to the Heart of the American Dream. The film, directed by Terry Gilliam, stars Johnny Depp as Raoul Duke and Benicio del Toro as Dr. Gonzo." wikipedia

log entry: a arte é um limão

A arte é um limão suspenso, aconchegado pelo tocar do vento,morto de cansaço pairando sobre uma superfície de cristal. A arte é como o vinho que entontece. É como a agulha que pica. Como um colchão que relaxa. Como a chiclete que cola. Como a imaginação que estica... Ré

log entry: sidegrade project by the book

Self-Sufficient Housing 1st Advanced Architecture Contest "Created for students and professionals to inspire changes in how new buildings are designed and constructed, the program challenges participants to design a self-sufficient and ecologically oriented dwelling. In the early 20th Century, the concept of “dwelling” was defined as a “machine for living”, a reference to a new way of understanding the construction of inhabitable spaces that characterized the Machine Age. Today, a century later, we face the challenge of constructing a sustainable or even self-sufficient dwelling, now a living organism that interacts with its environment, exchanging resources, and which functions as an entirely self-sufficient entity. The Institute for Advanced Architecture of Catalonia publishes here a selection of entries presented during the 1st Advanced Architecture Contest: Self-Sufficient Housing." Sidegrade Project, made by AND-RE + ricardo ...