Avançar para o conteúdo principal

O ESTADO DAS COISAS II (apontamentos para a posteridade)

Por pontos:

01/ Neste Ano da Graça de 2012 a República faz 102 anos.

02/ Ao que parece, 2012 é também o último ano em que esse dia é celebrado com um feriado nacional.

03/ As cerimónias oficiais, que em 102 anos de história foram partilhadas com o povo em praça pública, foram agora celebradas em lugar fechado envolto num cordão policial.

04/ Este ano de 2012 calha de ser um ano em que o povo tem usado da sua voz e direitos democráticos para manifestar a sua insatisfação. O povo falou alto mas é sereno. No entanto os Srs. que organizaram as cerimónias levaram a coisa para longe do mesmo povo que representa a República, ao que parece motivados por medo de apanharem tau-tau.

05/ Deve-se também dizer que o representante máximo do estado, eleito pelo povo, resolveu ir de viagem à Eslováquia, numa visita de inquestionável relevância, não estando assim presente nas cerimónias oficiais. Não é de estranhar a sua posição perante a data, já que a ideia de acabar com a celebração simbólica através de feriado nacional partiu exactamente do PM.

06/ Já o representante máximo da República, na forma de seu Presidente em funções, esteve presente e hasteou a bandeira nacional. Mas ao contrário, exactamente de pernas para o ar. A meu ver, parece um gesto inusitada e estranhamente adequado por parte do nosso PR, que pela primaria vez se me revelou capaz de uma ironia sensível carregada de conceptualismo simbólico com consciência da realidade contemporânea e sagaz capacidade de bom humor crítico.

07/ Ontem foi o dia mundial do Animal e o primeiro canal de televisão pública passou tourada em directo e no horário nobre. (este ponto é apenas um apontamento, já que não está directamente relacionado com os anteriores acerca das cerimónias de celebração da República, mas também trata de animais e de outros absurdos a que estamos entregues).

Revolution will not be televised because there will be animals on horses on the screen...




Comentários

Mensagens populares deste blogue

log entry: arq. jean nouvel vs dr. evil

in here we will see the misterious similarities between two famous characters... the star architect: Jean Nouvel from france the public enemy trying to take over the world: Dr. Evil from "Austin Powers"... i wonder if Jean as a son... mini je? ...

log entry: "cace" project

Project: CACE centro cultural do freixo Objective: university final work Location: freixo-porto-portugal Date: 06 Concept: The main purpose of the building is to offer qualified work spaces to young companies of architecture, design, photography, and other art related business. To support this there are infrastructures that improve work and is relation with the public, such as: meeting rooms, leisure lounge spaces, public reception, bar, showroom, an auditorium with 250 seats and rooms to install invited tutors, for workshops, conferences or others. The building is a mass that gains its life in the land slope, witch is the first burst to its dynamic development. The form is then sequentially and gradually projected into the air, breaking apart volumes until reaching the river, where the form disintegrates exploding in modules suspended above the water environment. The architecture does not intend to be a forced and strange element in the

log entry: Teoria da Relatividade [a partir do Porto]

Dizem que há apenas meia dúzia de iluminados no mundo que conseguem perceber totalmente a Teoria da Relatividade. Sempre me intrigou porque raio é que esses rapazes - como o Stephen Hawking que é um bacano, mas que fala esquisito - são assim tão à frente para a perceber, mas não conseguem ser claros a explicar à malta? Tipo fazer uma versão de bolso, um resumo, uma coisa assim mais ligeirinha, que se podia chamar talvez “olha, eu sou assim muito esperto, percebi a Teoria da Relatividade e tenho a capacidade de fazer o mais fácil, que é explicar-te isto como se fossem contas de feijões”. Não o fazem e eu sempre pensei que era por puro egoísmo e para poder dizer aos amigos “Ah e tal isto é muito difícil que só eu, o Estevão, o Zé, o Machado, o Zé Machado e mais dois ou três é que percebemos”. Pois tenho a dizer-vos, não é preciso ser-se muito esperto para perceber a Teoria da Relatividade. É sim preciso ter-se sorte e eu tive. Acordei há pouco a meio da noite em sobressalto e a perceb