Avançar para o conteúdo principal

Coisas que inbernam


Pelo que percebi, há uma panóplia de animais que hibernam mas a coisa não é linear como eu pensava. Eu imaginava que eram os ursos e as raposas que ficavam quietinhos a nanar nas suas tocas durante longos meses de inverno. Mas, claro está, a natureza é coisa complexa e tratou de fazer com que muitos mais animais hibernassem, em alturas diferentes e por distintas razões que ela e eles lá sabem.

Por exemplo, há animais de sangue quente e de sangue frio a hibernar. Há deles que hibernam por causa do frio, outros por causa da escassez de alimento e outros para se esconderem de predadores. Curioso que os ursos têm uma hibernação falsa, pois são letárgicos e levantam-se para papar. Eles há os que dormem meses a fio e outros que se levantam para comer uma refeição leve, beber um golinho de água, evacuar tudo e voltar para a toca. Ele há cobras, lagartos, rãs, ouriços, morcegos, texugos, andorinhas, ursos, gambás, tartarugas, doninhas, castores, ratos, cágados, joaninhas, esquilos, marmotas, arganazes, ouriços ou hamsters.

Entretanto, os pesquisadores descobriram que durante a hibernação os animais são muito menos propensos a morrer e que conseguem atingir uma idade mais avançada. Está claro, eu se ficar na cama o dia todo também tenho menos probabilidade de ser apanhado desprevenido pela frente de um autocarro. E também eu, se pudesse passar a vida em sonecas aterrado no sofá o dia inteiro não fazendo a ponta de um charuto e a gozar o facto de ser portanto abastado, conseguiria muito provavelmente atingir uma idade mais avançada e certamente uma pele mais bonita.

Observações científicas sugeriram também que animais hibernantes vivem mais tempo porque não precisam de competir por alimento ou andar à bulha com predadores durante o Inverno. Sim senhor, grande conclusão cientifica. O senso comum diz que eu, se resolvesse caminhar em hora de ponta naquela linha branca que divide as faixas, teria alguma probabilidade de me ver debaixo de um veículo. Ou se fosse obrigado a ir buscar alimento ao bairro do Aleixo todos os dias, teria evidentemente uma mais elevada probabilidade de voltar à toca com uma perfuração fatal no estômago.

Neste último caso, seria bom era colocar alguns animais com navalhas a hibernar por tempo indeterminado. Assim sem doer e devagarinho, mas definitivamente pô-los a nanar um soninho bom e relaxante. Para eles e consequentemente para mim e outros que tais, apesar de não haver muitos assim como eu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

log entry: arq. jean nouvel vs dr. evil

in here we will see the misterious similarities between two famous characters... the star architect: Jean Nouvel from france the public enemy trying to take over the world: Dr. Evil from "Austin Powers"... i wonder if Jean as a son... mini je? ...

log entry: "cace" project

Project: CACE centro cultural do freixo Objective: university final work Location: freixo-porto-portugal Date: 06 Concept: The main purpose of the building is to offer qualified work spaces to young companies of architecture, design, photography, and other art related business. To support this there are infrastructures that improve work and is relation with the public, such as: meeting rooms, leisure lounge spaces, public reception, bar, showroom, an auditorium with 250 seats and rooms to install invited tutors, for workshops, conferences or others. The building is a mass that gains its life in the land slope, witch is the first burst to its dynamic development. The form is then sequentially and gradually projected into the air, breaking apart volumes until reaching the river, where the form disintegrates exploding in modules suspended above the water environment. The architecture does not intend to be a forced and strange element in the

log entry: Teoria da Relatividade [a partir do Porto]

Dizem que há apenas meia dúzia de iluminados no mundo que conseguem perceber totalmente a Teoria da Relatividade. Sempre me intrigou porque raio é que esses rapazes - como o Stephen Hawking que é um bacano, mas que fala esquisito - são assim tão à frente para a perceber, mas não conseguem ser claros a explicar à malta? Tipo fazer uma versão de bolso, um resumo, uma coisa assim mais ligeirinha, que se podia chamar talvez “olha, eu sou assim muito esperto, percebi a Teoria da Relatividade e tenho a capacidade de fazer o mais fácil, que é explicar-te isto como se fossem contas de feijões”. Não o fazem e eu sempre pensei que era por puro egoísmo e para poder dizer aos amigos “Ah e tal isto é muito difícil que só eu, o Estevão, o Zé, o Machado, o Zé Machado e mais dois ou três é que percebemos”. Pois tenho a dizer-vos, não é preciso ser-se muito esperto para perceber a Teoria da Relatividade. É sim preciso ter-se sorte e eu tive. Acordei há pouco a meio da noite em sobressalto e a perceb