Avançar para o conteúdo principal

log entry: Teoria da Relatividade [a partir do Porto]

Dizem que há apenas meia dúzia de iluminados no mundo que conseguem perceber totalmente a Teoria da Relatividade. Sempre me intrigou porque raio é que esses rapazes - como o Stephen Hawking que é um bacano, mas que fala esquisito - são assim tão à frente para a perceber, mas não conseguem ser claros a explicar à malta? Tipo fazer uma versão de bolso, um resumo, uma coisa assim mais ligeirinha, que se podia chamar talvez “olha, eu sou assim muito esperto, percebi a Teoria da Relatividade e tenho a capacidade de fazer o mais fácil, que é explicar-te isto como se fossem contas de feijões”. Não o fazem e eu sempre pensei que era por puro egoísmo e para poder dizer aos amigos “Ah e tal isto é muito difícil que só eu, o Estevão, o Zé, o Machado, o Zé Machado e mais dois ou três é que percebemos”.

Pois tenho a dizer-vos, não é preciso ser-se muito esperto para perceber a Teoria da Relatividade. É sim preciso ter-se sorte e eu tive. Acordei há pouco a meio da noite em sobressalto e a perceber a TdR tim-tim por tim-tim (vou passar a dirigir-me a ela assim, porque agora que a percebo tenho o direito de a tratar como quiser. Aqui trato-a por TdR - uma abreviatura de inspiração automóvel - e na privacidade trato-a por Manuela – haverá coisinha mais relativa que uma mulher?). Dizia eu que tive sorte. É que ele há quem ande anos a estudar e a pensar nisto. A mim bastou-me acordar a meio da noite. Também sou gajo de ter sorte a arranjar estacionamento à porta, mas isso é mesmo na base da lotaria, porque não há ciência relacionada ou alternativa de andar a estudar durante anos que ajude. Já em relação a peixinhos vermelhos não tenho sorte nenhuma. Morrem todos.

Adiante, vou então explicar-vos a Manuela - desculpem, a TdR - de maneira a que vocês percebam. Ora, eu agora estou no Porto e as distâncias a diferentes pontos são relativas e têm pouco que ver com a quilometragem anunciada nas placas. Por exemplo, Mesão Frio. É longe… Vossemecês: Ah e tal não é assim tão longe… Eu: errado. É longe! Mesão Frio é bonito? É. Mesão Frio tem património? Tem. Mesão Frio tem bons petiscos? Até pode ter! Mesão Frio é já ali? Não! É longe com’ó diabo. Para o que é, é longe. Ah e tal mas há sítios mais longe. Pois há, mas volto a dizer que este para o que é, é longe. Já Lisboa para o que é, sendo capital e assim, é perto e fica muito mais longe. Estão a perceber a relatividade?

Vários exemplos, que isto das teorias vai lá melhor assim, a partir do Porto: Santarém é longe. Ovar é longe. Lisboa é perto. Coimbra assim-assim. Viana do Castelo é perto. Vila do Conde é longe. Viseu é longe com’ó caraças. Guimarães perto. Braga longe. Mértola perto e Grândola mais ou menos. Tenho a dizer-vos que vou fazer a conversão disto para 1x2 e tentar a sorte no totobola desta semana.

Portanto, caros meia dúzia de rapazolas que andaram a suar as estopinhas para percebê-la, eu vos digo: Toma lá e embrulha! (estou a tentar fazer um manguito enquanto escrevo e é coisa que não dá muito jeito). Claro que, contextualizando, isto vem de um gajo que acha que há coisas com pouca lógica, mas que fazem muito sentido. Como certas paixões. Ou o contrário, coisas que essencialmente têm alguma lógica, mas que não têm sentido nenhum. Nem sabor. Como certos pratos vegetarianos. Claro que também acho que há coisas que ao mesmo tempo não tem lógica nem fazem sentido nenhum. Como os esquimós, que a seu favor têm apenas o facto de serem giros, pitorescos e teimosos, já que não lembra ao diabo terem deliberadamente decidido morar onde moram.

Estou a escrever isto enquanto não me dá o sono. Por isso imagino que as distâncias pareçam um pouco mais turvas a estas horas. Aviso também que estou completamente alérgico e cheio de pingo, estado que me poderá ter ajudado nesta epifania, mas que não é totalmente de fiar. Acho que vou tomar um anti-histamínico. Queria evitar porque só tenho uns que dão uma porrada de sono. Os médicos dizem que não e tal que são porreiros estes e não dão sonolência nenhuma. Talvez aos outros. A mim dão, mas vou tomar na mesma porque quando me bater o sono espero já estar a dormir.


Francisco Salgado Ré, autor do texto e semi-distinto capitão deste blogue, escreve regularmente neste espaço e, apesar de já ter outras ocupaçoes e paixões que o enchem de trabalho, se um ou outro jornal lhe quiserem oferecer uma coluna remunerada nas suas páginas ele agradece e vai pensar nisso.


Comentários

carlosré disse…
Eu não disse que Mesão Frio era longe?... Eu sei que é relativo mas para mim é longe como o caraças!
Tens que aproveitar esses escaçitos momentos de pré-sono para debitar profundissimos pensamentos.

"aduchy"
Anónimo disse…
fico triste, por pensares (com essa tua TdR) que vila do conde é longe.


margarida.
Captain Ré disse…
Margarida, vê as coisas desta maneira, Vila do Conde é já ao virar da esquina em comparação com São Pedro da Cova...

Mensagens populares deste blogue

log entry: arq. jean nouvel vs dr. evil

in here we will see the misterious similarities between two famous characters... the star architect: Jean Nouvel from france the public enemy trying to take over the world: Dr. Evil from "Austin Powers"... i wonder if Jean as a son... mini je? ...

log entry: "cace" project

Project: CACE centro cultural do freixo Objective: university final work Location: freixo-porto-portugal Date: 06 Concept: The main purpose of the building is to offer qualified work spaces to young companies of architecture, design, photography, and other art related business. To support this there are infrastructures that improve work and is relation with the public, such as: meeting rooms, leisure lounge spaces, public reception, bar, showroom, an auditorium with 250 seats and rooms to install invited tutors, for workshops, conferences or others. The building is a mass that gains its life in the land slope, witch is the first burst to its dynamic development. The form is then sequentially and gradually projected into the air, breaking apart volumes until reaching the river, where the form disintegrates exploding in modules suspended above the water environment. The architecture does not intend to be a forced and strange element in the